Google+ Followers

sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Filme na sala de aula - 5 série B







É comum pensar que filme histórico ou que retrate a sociedade atual é a reprodução da realidade. Ao ver a reconstituição de uma época histórica fica-se encantado com os trajes, os cenários, a fala e o comportamento das personagens. O encantamento geralmente vem acompanhado de uma sensação de familiaridade. Isto se deve ao fato da reconstrução do passado carregar elementos do presente, através do uso das cores, texturas, comportamentos e expressões. Este fato foi aproveitado no trabalho com vídeo e filme na aula de Português, da professora Marcia. Ao ser apresentado o filme aos alunos a professora pôde trabalhar o momento histórico que se quer reproduzir, os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e estéticos da época, os comportamentos considerados adequados ao período. Após esta contextualização histórica ela também procurarou identificar no filme fatos, comportamentos, aspectos estéticos que são próprios do momento em que ele foi rodado, as mensagens que ele tentou transmitir, a forma que realizou as tomadas da câmera e a música para fazê-lo. A partir desta análise passa-se a desmistificar a idéia de que alguns filmes retratam fielmente a realidade. Também se percebe que as imagens constroem idéias e este fato serve a diversas manipulações da realidade tanto em filmes, como em documentários e no telejornalismo.

Analisemos o filme Titanic. Havia a belíssima mocinha Rose, a heroína de faces rosadas, rosto angelical e com ar de rebeldia dado pelos cabelos cacheados. Ela vai buscar a sua felicidade nos braços de um pintor sonhador e pobre, abrindo mão de um noivo rico, bem situado socialmente, egoísta e egocêntrico. A Rose ao se juntar ao Jack rompe com a conduta e os valores próprios daquela época e daquela sociedade. Poderia Ter um final feliz? Não. De alguma forma ela precisava ser castigada. O mocinho morre. Quem sobrevive é o forte, o esperto. Se Jack fosse o Rambo ou o Superman, que lutam para manter a situação já estabelecida teria um final feliz com Rose. Será que esta ideologia foi intencionalmente trabalhada no filme? Outro aspecto do filme que chama a atenção refere-se ao comportamento da sociedade atual que foi retratado na sociedade do início do século XX: há uma cena que se passa no setor de carga do navio onde os carros estavam guardados. Hockley, o noivo está procurando a Rose e se depara com o carro com os vidros totalmente embasados, a câmera faz várias tomadas alternando o foco no carro e na expressão de noivo. A cena insinua que Jack e Rose fizeram sexo. Este comportamento não era próprio daquela época, onde a educação era mais rígida e os comportamentos mais contidos. Por esta pequena análise os alunos puderam observar como é rica a utilização do filme na sala de aula e como eles dão margens a várias formas de trabalho e abordagens. Ao desmistificar tais ilusões e mostrarmos como é feito e para que foi feito, construiremos junto ao nosso aluno leigo que tudo pode ser visto como verdade absoluta, estaremos criando ou cultivando um espírito critico e fazedor do seu saber.

pela coordenadora do EF Ana Lúcia

Aula de História - Feudalismo







As professoras de História, Rosangela Pinheiro e Maria Luiza Cippola desenvolveram um trabalho sobre FEUDALISMO.

A atividade procurou incentivar a prática da autonomia na busca de informações pertinentes ao tema definido; aplicar conceitos na construção de maquetes de um feudo; explicar o tema da atividade a partir de argumentos históricos e a sistematização de conceitos e informações, dispostos em sequência, na qual os alunos puderam identificar as permanências e mudanças históricas, além de observar os antecedentes e as consequências dos fatos destacados.

Além de aulas expositivas, estudo de documentos e textos, as professoras orientaram na pesquisa em grupo, a coleta e a sistematização das informações e a apresentação e exposição das maquetes produzidas pelas classes de 6 série A, B, D e F. Ao longo das atividades, as professoras mostraram aos alunos que a elaboração de um produto coletivo, como as maquetes, é uma estratégia muito importante para a aprendizagem de História.

Foram observadas para a avaliação do trabalho as várias habilidades e competências desenvolvidas. A apreensão dos conceitos e conteúdos relacionados ao Feudalismo, feudo, relações de suserania e vassalagem, partes de um feudo, taxas feudais e aspectos sociais, econômicos e políticos a este tema.

pela coordenadora do EF, Ana Lúcia