Google+ Followers

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween - Dia das Bruxas

Nesta sexta-feira, 30/10, os alunos da E.E. Anonio Ferraz, empenharam-se para a realização de uma singela, porém bonita festa do HALLOWEEN na escola.

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.






































História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

COSAN e EDITORA HORIZONTE promovem oficina sobre Rio Tietê

OFICINA DE FORMAÇÃO
"DA BACIA HIDROGRÁFICA À ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL"
Nesta quarta-feira, 28/10/09, na Usina da Barra, aconteceu uma oficina com o tema "Tietê, um Rio de várias faces", patrocinada pela Cosan e realizada pela Editora Horizonte. A formação, com 8 (oito) horas de duração e com enfoque no Rio Tietê, aspectos hídricos, culturais e geográficos, foi ministrada pela professora Júlia Pinheiro Andrade. Os professores coordenadores do Ensino Fundamental participaram efetivamente.










DINÂMICA DA TEIA
Método de concretizar a percepção sobre as relações ecológicas e ambientais em uma paisagem fluvial.
Esta atividade permitiu associar às imagens gráficas e conceituais levantadas anteriormente uma vivência corporal e simbólica. Permitu explicitar relações entre a rede ou em teia entre quaisquer objetos, evidenciando as realções ecológicas da paisagem com ênfase na importância dos cursos dágua



REPRESENTAÇÃO GRAFICA
Representação gráfica - interação entre a luz do sol, as várias formas de água e a "glória da vida" pelos PCPEF FABIO FILIPI e ANA LUCIAFELIPE

professora Júlia Pinheiro Andrade

PCOP ANA HELENA, PCEF ANA LUCIA, PCEF MARY





RESUMO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

I- Mobilização dos saberes prévios e aquecimento para o tema: como nasce o rio? Como ensinar este tema?

II- O estudo socioambiental da água: fundamentação teórica da abordagem.

III- Planos de aula: leitura crítica e análise do conteúdo e dos procedimentos didáticos.

IV- Elaboração de planos de aula para uma aprendizagem significativa.