Google+ Followers

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Leitura e escrita de online travel guides

Professora Responsável: Beatriz Pebone

ProjetoEscrevendo um guia de viagem "Travel Guide" em inglês  dos pontos turísticos das 12 cidades sede da copa do mundo 2014".

Objetivos 

  •  Aprender as principais características do gênero  impresso/on line travel guide e desenvolver as capacidades de linguagem necessárias para ler e produzir textos desse gênero aplicando novas metodologias  aprendidas no programa PDPI. 
  •  Realizar uma reflexão crítica acerca da função social desse gênero. 
  •  Produção de travel guide para ser publicado no site da escola ou num blog. 

Anos 
8ª série B  e C 

Material necessário 

Diferentes versões de travel guides, internet e material impresso. Exemplos de online travel guides


Metodologia

Para iniciar o projeto questionei com a turma quem gosta ou não de  viajar, com que frequência fazem isso, por que as pessoas viajam, como as pessoas geralmente escolhem os locais que visitam, qual é o papel dos textos de divulgação na escolha dos destinos de viagens, quem já teve aceso a textos de divulgação de locais turísticos, que nome atribuímos ao texto com essa função, quem conhecia guias de viagem, quem sabe em qual contexto comunicativo esse gênero é utilizado, a quem se destinam e qual a função deles. Selecionei vários guias de viagem impressos autênticos (alguns trazidos de viagem dos EUA) e distribui para as turmas de 3 ou 4 alunos para fazerem as descobertas e para mostrar o uso social deste gênero. 


Resultados esperados 
Apresentação dos trabalhos pelos alunos e publicação no blog da escola conforme combinado com a turma.
.
(Veja o trabalho desenvolvido) clique aqui 

Avaliação 



Durante a execução do projeto, o grupo realizou avaliações contínuas referente ao relacionamento em grupo, planejamento das atividades a serem executadas bem como suas etapas, execução, envolvimento e responsabilidades através dos registros no decorrer do projeto. A avaliação foi feita observando se a turma assimilou as características desse tipo de texto, o seu interesse com as atividades, participação, interação e socialização com os seus colegas, como cada um se saiu lendo e escrevendo materiais em inglês, pois durante o desenvolvimento do projeto foram feitos trabalhos, leituras, interpretações dos guias e apresentações.

Considerações Gerais


O sucesso para aprendizagem de uma língua estrangeira depende de vários fatores relacionados tanto aos alunos quanto aos professores. Vale ressaltar que o trabalho "Travel Guide" feito pelos alunos teve como inspiração a Revista Nova Escola. Para que os alunos aprendam uma língua, eles precisam estar motivados e interessados. A oportunidade de participar deste programa convivendo com professores  excelentes em  Chicago(EUA), aprendendo novas metodologias e interagindo com pessoas de diferentes nacionalidades, proporcionou-me grande experiência. Tal qual motivou-me a refletir melhor a minha prática em sala de aula a fim de pôr em prática estes métodos aprendidos e dentro do possível, sempre inovar.