Google+ Followers

Projeto Horta Suspensa

Disciplinas Envolvidas:

1- Biologia:
Professor: Aparecida Roselena Rossi
Séries: 1ª série B e C

2- Química
Professora Maria Terezinha Rampazzo

3- Arte:
Terezinha Benante Assumpção

Justificativa:
 Diante da necessidade de buscar um mundo mais sustentável, onde novas ideias possam fomentar o desenvolvimento e o respeito ao meio ambiente, a criação de uma horta suspensa atende as necessidades de maximização de espaço e promove a possibilidade de canteiros em ambientes urbanizados. Aliado a essa proposta, o trabalho possibilita o cultivo de plantas e verduras em ambientes urbanizados, estimulando dessa maneira o acesso da população ao seu acesso.
Qualidade de vida
Conservação e respeito ao meio ambiente

Resumo:


Desenvolver um canteiro suspenso de plantas e verduras que serão utilizadas para  orientação aos alunos no que diz respeito à conservação do meio ambiente, alimentação saudável, O canteiro suspenso consiste em uma estrutura construída a partir de linhas de anzol, garrafas pet e  esta tem por objetivo promover economia de espaço e permitir o cultivo. 

Conteúdo:

1- A interdependência da vida – Os seres vivos e suas interações
    Situação de Aprendizagem 1 ( As plantas crescem)
2- Transformação química na natureza e no sistema produtivo


Objetivo:
  • Desenvolver a habilidade no trabalho com tabelas e gráficos.
  • Desenvolver a capacidade de encontrar informações com pesquisas.
  • Aprofundar conhecimentos sobre fotossíntese.
  • Levar ao entendimento através de conceitos químicos da necessidade de preservar, economizar em atividades simples conservar o meio ambiente e ter uma alimentação saudável e de qualidade.
Procedimentos:


Para a elaboração do projeto da horta suspensa, se fez necessário construí-la com arame e os suportes feitos com garrafas pet, Após esse processo partimos para o plantio e cultivo das plantas.
E, ainda, para que as plantas possam continuar vitalizadas é necessário aguá-las, verificar a condição física das plantas, a exposição ao sol e as demais adversidades, todo esse monitoramento é feito pelos alunos envolvidos da turma e pelos professores responsáveis pelo projeto.  
  • Análise de tabelas e gráficos sobre a mudança na massa de uma planta ao longo do tempo.
  • Pesquisa em livro didático sobre a fotossíntese.
  • Construção de conceito fotossíntese.
  • Análise de diferentes tipos de gráficos.
  • Análise de tabelas acompanhando o crescimento de um vegetal (luz, CO2 e O2).
  • Plantio de mudas pequenas  de diferentes vegetais.
  • Acompanhamento do desenvolvimento dessas mudas em seu tamanho ( 2 em 2 dias) com regação correta.
  • Montagem de tabela e gráfico do desenvolvimento da planta cultivada em condições iguais de H2O, luz, CO2.
Foi explicado o objetivo do Projeto aos alunos, que estaria associado com as disciplinas de Biologia, Química e Arte.
Em primeiro momento a importância de reaproveitar as garrafas descartáveis, como ajuda para a natureza (sustentabilidade).
As garrafas foram lavadas e secas.
Feito abertura nas garrafas e em seguida foi feito colagens de papéis coloridos com o tema do artista Romero Brito, onde foi falado e mostrado todas as principais características do artista.
Como término do trabalho, de enfeite das garrafas, foram envernizadas para que tivessem uma maior durabilidade ao serem colocadas no tempo.
Houve a conscientização do reaproveitamento da água pra regar e economizar. No preparo do solo, foram trabalhados os principais elementos de composição química. Foi utilizado o calcário para correção da acidez do solo. Para a adubação foram utilizadas a orgânica e NPK e também o uso de agrotóxicos no controle de pragas


Materiais:
  • Terra Adubada
  • Mudas pequenas de diferentes tipos de plantas
  • água
  • garrafas pet
  • colagem de figuras
  • fixador
  • arames
  • papel colorido
  • estilete
  • verniz
  • pincel
  • cola
  • tesoura
Cronograma:

Março: Desenvolvimento da estrutura da horta suspensa.  Plantio das culturas definidas por cada equipe de alunos.
Abril: Colher as plantas para utilização na alimentação

Resultados alcançados:

 Planejamento e construção de estrutura para abrigar a horta suspensa (concluído)
Pesquisa e plantio das mudas medicinais (concluído)
Cultivo das plantas (esperado)

Orçamento:

Tivemos poucos gastos, pois a grande maioria dos materiais foram reaproveitados de antigas atividades de construções da instituição e garrafas pet trazidas pelos alunos também . As plantas, terra, calcário e outros produtos orgânicos  cada equipe providenciou a sua. 


Considerações Finais:

 O presente projeto pode ser readaptado para diferentes tipos de plantas, atendendo necessidades diversas. A confecção da estrutura pode ser aperfeiçoada ou reutilizada para futuras atividades.
E o cultivo  das plantas podem ser aproveitados na merenda escolar.

Referências:

  • Caderno do professor e do aluno do Currículo do Estado de São Paulo - Biologia - 1ª série
  • http://www.fiepr.org.br/
  • sites da internet para pesquisa
  • Livros didáticos

Nenhum comentário: